Além dos pais e profissionais da Educação, alunos a partir de dez anos também votam
Cerca de 15 mil eleitores, entre pais, alunos acima de dez anos e trabalhadores da educação escolhem amanhã (5), o novo diretor e diretor adjunto de 27 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME). A votação acontece nas próprias escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEI) das 8h às 18h.
Ao todo, a eleição conta com 37 chapas, 12 nos CEIs e 15 nas escolas municipais. De acordo com as mudanças feitas nas regras da eleição, votadas pela Câmara Municipal em março, professores que estejam em estágio probatório, cedido para outra secretaria ou em reabilitação, não puderam concorrer ao cargo que tem vigência de três anos, de 2016 a 2019.
Segundo a presidente da Comissão Central de Eleição, professora Irene Aparecida Barbosa, a eleição para novos diretores e adjuntos vem sendo organizada há um mês. “Dentro deste período, trabalhamos na organização, com o apoio das comissões locais, que cada escola que terá eleição teve que montar para nos informar sobre a organização das chapas”, explicou.
A apuração dos votos será feita simultaneamente com as eleições, na medida em que as sessões forem sendo fechadas e envidadas para a contagem, que acontece no Centro Cultural Irene Marques Alexandria, na sede da Secretaria Municipal de Educação.