O equipamento estava em operação com Autorização Provisória desde novembro de 2015, mas somente agora a homologação foi publicada no Diário Oficial da União.
Desde 2014 o Aeroporto Municipal de Três Lagoas conta com o equipamento PAPI (Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação System), mas, somente no final de 2015, dois anos após a sua instalação, é que o Ministério da Aeronáutica através do COMAER (Comando da Aeronáutica) concluiu a homologação definitiva e publicou no Diário Oficial da União.
Em setembro do ano passado, o Aeroporto recebeu a visita do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), do Rio de Janeiro/RJ - um pedido direto da prefeita Marcia Moura - para vistoria do novo equipamento. Na ocasião, foi constatado que o mesmo estava em condições normais para operação, porém não poderia ser utilizado para orientação de pouso para os voos regulares até que fosse devidamente conferida sua calibração pelos especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e formalizada sua autorização.
Em novembro, foi emitida uma autorização provisória autorizando a operação do sistema, mas somente agora, março de 2016, é que foi publicada sua Homologação em Definitivo e publicada oficialmente.
“O sistema estava funcionando em sua plenitude, mas precisava ser homologado. Esse equipamento permite um pouso mais seguro, pois fornece ao piloto uma informação visual, de maior precisão, indicando se o ângulo de aproximação está correto, portanto, se sua altitude está correta (muito baixa, correta, alta e muito alta) com relação à rampa de descida e ponto de toque da aeronave na pista”, ressaltou Carmen Goulart, secretária de Planejamento e Gestão.
O superintendente do Aeroporto Municipal, Estevão Palma, ressaltou que esse sistema não melhora as condições de pouso para os mínimos tetos de visibilidade, o que ocorre especialmente em dias de muita chuva. “Isso é outra providência que estamos trabalhando para disponibilizar”, explicou Estevão.
Para obtenção do sistema atual, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas investiu R$ 500 mil de recursos próprios.
O PAPI
Cada sistema de PAPI consiste de 2 ou 4 unidades luminosas alinhadas, cada uma possuindo 2 ou 3 lâmpadas. O PAPI gera um feixe de luz cuja parte superior é branca e a inferior vermelha. A cor enxergada pelo piloto depende da sua posição relativa à pista de pouso e, com isso, o auxilia no posicionamento correto da aeronave no procedimento de pouso.