Conforme divulgado pela governadora em exercício do Estado, Rose Modesto, e pela secretaria de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, os professores retornarão ao trabalho dias antes dos alunos, precisamente em 22 de fevereiro.
“O Governo do Estado não vai medir esforços para que os estudantes tenham garantidos os seus direitos, assim como os professores”, descreveu a governadora em exercício.
A mudança do início do ano letivo atende pedido de prefeitos do Estado, por meio da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Segundo eles, as aulas poderiam ser prejudicadas em municípios onde foram decretadas situações de emergência, já que esses locais ainda sofrem com os estragos das chuvas que atingem Mato Grosso do Sul desde o final de 2015.
O presidente da Fetems, Roberto Botarelli, aprovou a alteração da data porque alunos não serão prejudicados. “A nossa proposta era manter o início do ano letivo em 15 de fevereiro, mas o fato de a mudança não impor sábados letivos deixa a situação favorável. Isso porque a maioria dos alunos não costuma ir às aulas nos sábados. Então, tendo aulas só de segunda a sexta-feira mantém a qualidade da educação”, disse. Com a mudança, o encerramento do ano letivo deve ocorrer em 18 de dezembro.