Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Programa de Pasto Rotacionado melhora produção leiteira e bovina do Arapuá

O correto arado da terra, adubação e plantio de capim, além de evitar a degradação do solo, aumenta a qualidade do alimento para o gado solto no pasto.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia através do Programa de Pasto Rotacionado, tem auxiliado pequenos produtores na produção leiteira e melhoramento de pastagem através do sistema de rodízio de pastos e outras ações simples que permitem aumentar a produção local.

O pasto rotativo visa, segundo o secretário de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Nuna Viana, criar piquetes que permitam melhor aproveitamento da pastagem disponível dentro do lote do produtor, assim, o gado leiteiro tem que andar menos até o local de ordenha, logo gasta menos energia e produz mais.

“Para que o Programa de fato funcione, a Prefeitura disponibiliza maquinário e pessoal capacitado para auxiliar os produtores rurais no arado da terra, plantio e outras ações que aperfeiçoam a produção leiteira e outras culturas”, comentou Nuna.

Além disso, uma extensão do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, implantada no próprio Distrito, facilita a interação entre a Secretaria de Meio Ambiente e os pequenos produtores, que contam com auxílio imediato sem a necessidade de se deslocar até a Cidade de Três Lagoas.

“Antes tínhamos que contratar maquinário, pagar veterinário, agrônomos e outros profissionais para termos o devido auxílio em relação a nossa produção e animais, hoje temos tudo à mão e temos que aproveitar a oportunidade”, comentou o produtor rural, Vanderlei Manoel Ferreira, 38 anos.

PIQUETIAMENTO

Renato Roberto Carrato Neto, diretor do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, explica que com o correto arado da terra, adubação e plantio de capim, além de evitar a degradação do solo, aumenta a qualidade do alimento para o gado solto no pasto.

“Além disso, o sistema de rotatividade de pastagem é simples. O produtor que se interessar em implantá-lo, deve solicitar ao Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia que vá até sua propriedade e, por meio de GPS, confeccione um desenho (projeto) de como devem ser feitos os piquetes, levando em consideração o tipo de capim e a quantidade de animal”, explicou Renato.

Nuna orientou que os produtores não tentem implantar os piquetes sem o auxílio da Secretaria, pois em vez de melhorar a qualidade e quantidade de alimento para os animais, pode haver prejuízos, haja vista que não levará em consideração a base técnica.

SERVIÇO

O produtor rural que precisar de auxílio do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, basta comparecer na sede (na Cidade ou no Distrito) ou ligar para (67) 3929-9965 ou enviar e-mail para semap@treslagoas.ms.gov.br.

Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate