Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Governo MS fará entrega de água e comida para famílias em Taquarussú

O Governo do Estado vai enviar nesta quarta-feira (13) ajuda humanitária aos moradores do Assentamento Bela Manhã, localizado em Taquarussu, no sul do Estado, onde famílias ficaram ilhadas, sem comida e água, no início dessa semana. A Defesa Civil vai destinar 100 cestas básicas, 100 kits higiene, 100 kits limpeza e 100 caixas de água potável aos afetados. A prefeitura, em contrapartida, também fará entrega de mantimentos.

Na segunda-feira (11), por causa da forte chuva que atingiu a cidade, a área rural de Taquarussú ficou isolada, sem acesso por terra. Desde ontem, o acesso já pode ser feito por terra, mas a situação ainda é grave. O caminhão que fará o transporte do material segue para o interior na tarde de hoje (13). Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), 40 fazendas também estão isoladas na região.
Rios
O Rio Aquidauana já atingiu, conforme atualização feita hoje cedo, 8,91 metros, quando o nível normal é de quase seis metros a menos. Na cidade de Aquidauana, ao menos 88 pessoas já estão desabrigadas ou desalojadas.
Em Dois Irmãos do Buriti, no distrito de Palmeiras, o rio já atinge a marca de 7,01 metros. Famílias na região também já foram afetadas por causa da cheia do Rio Aquidauana.
Outros dois rios deixam equipes da Defesa Civil em estado de alerta, o Rio Miranda e Taquari, este último que margeia a cidade de Coxim e está quase um metro acima do nível de estado de alerta.  Já o Rio Miranda fica em estado de alerta ao alcançar 6,58 metros. Até hoje cedo a água chegou a 6.95 metros.
Rio Aquidauana.
Rio Aquidauana.
Cidades
As chuvas, que começaram atingindo a região sul do Estado, hoje causam problemas na região norte e oeste de Mato Grosso do Sul.  Em Naviraí e Ivinhema as erosões se agravam com a força da água.
“Em Ivinhema a erosão ameaça engolir uma delegacia e em Naviraí várias casas podem ser engolidas pela cratera. No município de Naviraí, onde já havia um projeto aprovado para drenagem, o Governo do Estado já autorizou uma obra emergencial para evitar o agravamento da situação. Equipes da Agesul já realizam vistoria no local para iniciar as obras”, explicou o coordenador da CEDEC, coronel Isaías Bittencourt.
Situação de emergência
Ao todo, 24 cidades em Mato Grosso do Sul já decretaram situação de emergência, incluindo a Capital.
Desse total, 18 municípios estão incluídos nos decretos estaduais- Tacurú, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã, Eldorado, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista e Laguna Caarapã.
Jardim e Campo Grande também decretaram situação de emergência, mas não solicitaram ao Governo do Estado homologação estadual, pedindo diretamente o reconhecimento federal.
As cidades de Vicentina , Taquarussú,  Guia Lopes da Laguna e Dois Irmãos do Buriti também decretaram, sendo que este último município ainda não teve o decreto municipal publicado no Diário Oficial.
Foto: Chico Ribeiro e divulgação

Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate