Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Central de Regulação sofre com número de absenteísmo nos agendamentos das especialidades

Segundo dados apresentados pelo setor, de cada dez procedimentos agendados, três são perdidos. A Constituição Federal determina que saúde é direito de todos, entretanto, alguns se esquecem dos deveres. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação vem sofrendo com o número de absenteísmo nos agendamentos para as especialidades. Segundo dados apresentados pelo setor, de cada 10 agendamentos de procedimentos, três são perdidos.
A Central de Regulação foi implantada em 2008 no município e tem como objetivo organizar o fluxo de procedimentos distribuídos
nas mais de 20 especialidades oferecidos para população. Entretanto, somente a organização das agendas de horários de consultas não está sendo o suficiente, ocorrendo a falta de pacientes nos procedimentos marcados.
Segundo a coordenadora da Central de Regulação, Rosalba Maria do Nascimento, de janeiro a novembro de 2015 foram agendados 57.814 procedimentos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), porém 33.428 atendimentos foram efetuados. A falta dos pacientes também gera despesas aos cofres públicos. Para esse período, foram investidos R$ 547.437, entretanto com a ausência dos pacientes foram perdidos R$ 319.140.
O número também é considerável na Clínica da Criança e Ortopedia. De janeiro a novembro deste ano foram agendados 20.876 procedimentos, sendo de fato realizados 14.331. “As pessoas não vão às consultas ou exames e impedem que outro paciente utilize o serviço. Isso reflete diretamente no tempo de espera dos pacientes que poderia ser menor, se caso fosse remanejado em uma consulta desmarcada”, explicou Rosalba.
Para a coordenadora, a melhor medida para que evite o absenteísmo é o paciente informar a sua unidade de saúde caso desista de ser atendido e sempre mantenha seus dados atualizados. “Quando a pessoa não tiver interesse mais na consulta, tem que avisar para dar vaga a outra pessoa que está precisando. As unidades também ligam avisando sobre a consulta, mas às vezes não consegue localizar o paciente, por isso é sempre bom deixar o número do telefone atual”, disse.

DEMANDA
A Central de Regulação organiza os procedimentos de baixa e média complexidade nas seguintes especialidades médicas: oftalmologia, cardiologia, gastroentorologia, otorrinolaringologista, dermatologista, endocrinologista, psicologia, psiquiatria, cirurgia geral, urologia, vascular, bucomaxilar facial, ginecologia, ortopedia, fonoaudiologia, neurologia, mastologista, oncologia, infectologista, nutricionista e pediatria.
O agendamento é feito de acordo com a classificação de risco nas cores azul, verde, amarelo e vermelho, sendo que o último se trata de urgência e com risco de morte, sendo aconselhado o atendimento diretamente no hospital e dependendo do caso, encaminhado para Capital do Estado.
A oferta dos procedimentos é direcionada aos pacientes da macrorregião (Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Selvíria).
A solicitação de procedimento mais comum é Neurologia, podendo ter o período de espera em até 30 dias. Outro tipo de procedimento bastante solicitado é de cardiologia e ortopedia.
Quando o procedimento é de alta complexidade, o agendamento pode ocorrer de duas formas: via ofício à Secretaria Estadual de Saúde, sendo encaminhado também o processo do paciente, ou, pelo Sistema de Regulação Estadual. Neste caso, o tempo de espera pode ser maior, uma vez que Campo Grande é o centro de referência para os 79 municípios.

Legenda da foto: A ausência do paciente no procedimento agendado pode gerar gasto aos cofres públicos
Crédito: Divulgação/Assecom PMTL


Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação

Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate