Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Em Três Lagoas, 14 acidentes com escorpião foram registrados neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica informa que neste ano, foram registrados 14 acidentes com escorpião em Três Lagoas. Segundo o setor responsável, os casos registrados foram atendidos nas unidades de saúde (UPA e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora), que, por sua vez, informaram ao Setor sobre a ocorrência dos mesmos. No ano passado foram 20 casos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica há sazonalidade quanto ao período do ano que ocorrem esses acidentes, conforme aponta o próprio manual do Ministério da Saúde. Ou seja, não há evidências de uma determinada época do ano em que há maior predomínio de acidentes com escorpião. Tais acidentes ocorrem o ano todo.
Os casos de acidentes vêm aparecendo em diversos pontos da cidade, não especificamente em apenas um bairro. Foi registrado um caso nos seguintes bairros: Interlagos, Jardim das Américas, Jardim Samambaia, Jardim Santa Amélia, Nova Três Lagoas, São Carlos, Vila Piloto e Centro. O número sobe para dois casos registrados nos bairros Santa Terezinha, Vila Haro e Zona Rural.
Portanto, a Vigilância Epidemiológica lembrou que os escorpiões geralmente ficam em restos de material de construção, madeiras empilhadas, tijolos. São esses locais que servem como abrigo ao animal, dando chance a ele de procriar várias vezes ao ano.

DENÚNCIAS DE APARECIMENTO
O número de reclamações de aparecimento do aracnídeo é bem maior. Segundo o coordenador do Setor de Educação e Saúde, Fernando Garcia, o Setor de Epidemiologia já recebeu neste ano mais de 40 denúncias de aparecimento do animal.
Os moradores dos bairros Jardim dos Ipês, Nova Três Lagoas, Lapa, Colinos e Centros são os que mais fazem as denúncias do surgimento do escorpião. “Com a elevação das chuvas e o tempo quente, propicia o aparecimento do escorpião, que se esconde em entulhos e restos de materiais de construção. Na presença de água, correm para locais secos, podendo ser até dentro de casa”, disse Fernando.

O QUE FAZER COM ESCORPIÃO?
Fernando explicou caso o morador encontre o escorpião em sua residência, deverá tentar capturar o animal de maneira segura e preservá-lo em um recipiente fechado; entrar em contato com o Setor de Endemias e na sequência, os agentes vão até a residência para realizar as devidas orientações e identificação da espécie.
Para evitar que os escorpiões entrem dentro de casa, o ideal é manter o quintal limpo; verificar sempre materiais de construção se caso tiver em casa; vedar as frestas de portas e ralos.

ESCORPIÃO DO BEM
Fernando ressalta que entre os aracnídeos existe o escorpião vinagre, de cor escura, maior do que os escorpiões amarelos, entretanto, não apresentam ferrão e muito menos veneno. Este escorpião pode auxiliar no controle dos próprios escorpiões venenosos, filhotes de ratos, lacraia e outros insetos pequenos. Neste caso, o ideal é não matar este tipo de escorpião, uma vez que pode auxiliar matando os perigosos.








Veja também:  Escorpião Vinagre


Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate