Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Dia da Consciência Negra, servidores Campo Grande conhecem um pouco mais da cultura

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, pasta ligada a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), promoveu breve apresentação da cultura negra para servidores, na manhã desta sexta-feira (20), no saguão da Secretaria.

Para lembrar essa data tão importante para a cultura negra, representantes do candomblé e da capoeira falaram um pouco sobre as dificuldades ainda encontradas nos dias de hoje, como o racismo e discriminação. Foi um momento de reflexão sobre a importância dos negros na sociedade, e da constante busca por espaço na educação, religião, esporte e entre outros.
SONY DSC
Babalorichá Gaeta,
O babalorichá Gaeta, pediu respeito pela opção religiosa. “A única coisa que pedimos é respeito pelos negros e por suas práticas religiosas. Não queremos impor nada, muito menos agredir com nossa cultura e religião”, enfatizou o babalorichá do candomblé.
SONY DSC
Mestre Mato Grosso, foi pioneiro no ensino da capoeira no Estado
Mestre Mato Grosso, reconhecido como pioneiro no ensino de capoeira no Estado, relatou as dificuldades e o preconceito que enfrentou em levar a capoeira como prática de esporte e cultura. “Fui muito discriminado pela minha cor e por querer ensinar os princípios da capoeira. A sociedade ainda é muito preconceituosa, e a luta continua. Esse dia serve para lembrar a morte do líder Zumbi dos Palmares e também para ter a consciência que pouca coisa mudou”, destacou o mestre.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra nos remonta a morte do líder Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1965, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão do racismo, suas consequências e a inserção dos negros na sociedade brasileira.

Texto e foto: Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)

Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate